01 jun, 2023 - 18:39 • Teresa Paula Costa
A comissão organizadora da 31ª edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial - Expofacic, que se realiza em Cantanhede, de 27 de julho a 6 de agosto, espera, este ano, a visita de perto de 400 mil pessoas, disse nesta quinta-feira, o Presidente do Conselho de Administração da Inova - EM.
Disposto ao longo de 100 mil metros quadrados de recinto fechado, o certame está “preparado para receber 400 mil pessoas, o número que é o nosso objetivo para este ano”, afirmou Idalécio Oliveira, na conferência de apresentação do evento.
Com orçamento previsto a rondar 1.150 mil euros, o certame contará com 625 espaços de exposição ocupados por cerca de 500 expositores. A área gastronómica reunirá 72 espaços com 43 associações locais que vão explorar as tasquinhas, quatro restaurantes e 25 estabelecimentos de streetfood.
Haverá duas exposições temáticas, a “Alive Dinossaurus”, que ocupará uma área de 1.500m2, e o mercado de produtores.
Serão vai contar com “uma forte representatividade do tecido empresarial do concelho e a presença de um significativo número de empresas de todo o território nacional”, disse a presidente da câmara municipal de Cantanhede.
Helena Teodósio salientou a importância das empresas “sem as quais não seria possível dar corpo a esta exposição”, mas relevou também a forte adesão das escolas e das associações do concelho que, com as tasquinhas, participam no evento “que continua a crescer de forma sustentável”.
Este ano, os outros 18 concelhos da comunidade intermunicipal de Coimbra estarão representados no certame, com os seus produtos endógenos.
Para Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade, a Expofacic tem uma dimensão que, para toda a região, é “importantíssima, pelo impacto que tem nas nossas empresas e na marca Região de Coimbra”.
Para o Presidente do Turismo Centro, a Expofacic deste ano terá, ainda, melhores resultados do que em 2022.
Pedro Machado revelou que “em 2022, nós tivemos 4.411 mil dormidas, só de portugueses, quando em 2021 tivemos 3.359”, o que significa que, dado o crescimento registado em 2022, “já estamos em franca recuperação dos números que vinham de 2019”.
Por isso, e tendo em conta que “a nossa região de Coimbra, comparativamente com as outras sete regiões que compõem o Centro de Portugal está com um crescimento médio na ordem dos 39.7%, a estimativa que temos é que a Expofacic vai ter muita gente”.
O certame é também atrativo para os estrangeiros, cuja presença na região regista “um crescimento de 51,7%, comparativamente com período homólogo de 2022”, anunciou Pedro Machado.
“Já não serão apenas espanhóis, franceses, brasileiros, teremos seguramente muitos americanos e asiáticos”, principalmente de Taiwan, acrescentou o Presidente do Turismo Centro.
O cartaz deste ano foi elaborado tendo em conta todos os tipos de faixas etárias que costumam visitar a Expofacic.
O programa abre com Diogo Piçarra, no dia 27 de julho, seguindo-se o grupo de Coimbra Os Quatro e Meia, o brasileiro Viktor Kley, Lon3R Johny, Tony Carreira, Bárbara Bandeira e Ivandro, Nininho Vaz Maia e Álvaro de Lura, Tributus Band Pink Floyd, Rui Veloso, Papillon, Slow J, João Só, Calema, Hybrid Theory, Anastacia, terminando, como já é hábito, com os Xutos e Pontapés.
Este ano, mantém-se o preço dos bilhetes e o serviço de transportes entre as praias e o recinto da Expofacic.