Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tubarão fotografado ao largo de Viana do Castelo

17 jul, 2023 - 20:35 • Redação

É frequente estes animais serem avistados na orla atlântica nacional.

A+ / A-

Um tubarão-frade, o segundo maior do mundo, foi recentemente fotografado ao largo de Viana do Castelo, na zona do parque eólico offshore. A informação foi dada, este domingo, pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) através da sua página de Facebook.

De acordo com a DGRM o tubarão-frade é o segundo maior do mundo, logo a seguir ao tubarão-baleia, podendo atingir perto de 10 metros de comprimento. Apesar do tamanho, a DGRM garante que o animal “não é perigoso, alimentando-se de krill, plâncton e ovas de peixe”, o organismo explica ainda que ao abrir “a sua enorme boca”, o animal “aspira a água e retém o alimento, podendo filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora".

Ainda de acordo a mesma entidade marítima é frequente estes animais serem avistados na orla atlântica nacional. “Normalmente são avistados onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações”

Apesar do tamanho e da dificuldade de locomoção, sendo caracterizado pela “lentidão” são vistos, por vezes, “a dar saltos fora de água como os golfinhos.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sonia Amaro
    18 jul, 2023 Malveira 13:32
    Gostei descrição da Ana Galvão. Uma foto de um tubarão com os dentes que brilham. Certo ele tem dentes como as vacas, mas neste caso porque é um ruminante de algas. Mais uma para o extremanente desagradável.

Destaques V+