Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cinco filmes portugueses premiados no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

22 jul, 2023 - 11:23

O filme "Ice merchants", de João Gonzalez, que foi este ano nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação da Academia de Hollywood, recebeu o prémio Onofre de melhor música original, composta pelo próprio realizador.

A+ / A-

A produção suíço-portuguesa "As sacrificadas", de Aurélie Oliveira Pernet, recebeu os prémios Onofre de melhor curta-metragem e de melhor realização do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, anunciou o júri do certame.

No festival que encerrou na noite de sábado, a atriz Tânia Alves foi igualmente premiada pelo seu desempenho neste filme de Oliveira Pernet, que também conta com Adriano Luz no elenco.

O festival premiou ainda as "curtas" portuguesas de animação "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá, com melhor argumento, e "O casaco rosa", de Mónica Santos, que recebeu o prémio Luis Alcoriza, atribuído pelo Júri Jovem.

O filme "Ice merchants", de João Gonzalez, que foi este ano nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação da Academia de Hollywood, recebeu o prémio Onofre de melhor música original, composta pelo próprio realizador.

O júri do festival de Badajoz atribuiu ainda o prémio de melhor fotografia, patrocinado pela Associação Espanhola de Realizadores e Diretores de Fotografia-AEC, ao trabalho de Tiago Carvalho em "Raticida", curta-metragem dirigida por João Niza Ribeiro.

O júri desta edição do festival foi composto pela diretora de fotografia Lara Vilanova, as realizadoras e argumentistas Marina Seresesky e Laura de Pedro, a atriz e realizadora Natalia Mateo e o produtor português Fernando Centeio.

A 29.ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz decorreu de 17 a 21 de julho, com projeções nas localidades transfronteiriças de Olivença e San Vicente de Alcántara, além de Badajoz, especifica o comunicado da Oficina da Extremadura espanhola em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+