Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Morreu Rodriguez, o músico de "À procura de Sugar Man"

09 ago, 2023 - 16:20 • Lusa

Cantor e compositor com uma carreira musical discreta, foi descoberto por um grupo de fãs que o fez renascer através do documentário, que venceu um Óscar em 2013. Para trás ficam músicas como "I Wonder" e "Crucify your Mind".

A+ / A-

O cantor e compositor norte-americano Sixto Rodriguez, que se tornou amplamente conhecido através do documentário “À procura de Sugar Man”, morreu na terça-feira, aos 81 anos, anunciou o ‘site’ oficial do músico.

Sixto Díaz Rodriguez, também conhecido como Rodriguez, foi um cantor, compositor, guitarrista e poeta, de ascendência mexicana, nascido nos Estados Unidos, país onde, no início dos anos 1970, iniciou uma carreira musical discreta e de curta duração, com apenas dois álbuns pouco vendidos (“Cold Fact” e “Coming from Reality”).

No entanto, alcançou sucesso na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, país onde um grupo de fãs decidiu procurá-lo e contactá-lo, promovendo, dessa forma, o renascimento da sua carreira musical.

Esta história é contada no documentário “À procura de Sugar Man” (2012), de Malik Bendjelloul, que valeu ao realizador o Óscar de Melhor Documentário em Longa-metragem, no ano seguinte.

O filme e a sua projeção mundial graças ao prémio contribuíram para que Sixto Rodriguez se tornasse famoso, sobretudo no seu próprio país.

Sixto Rodriguez morava no bairro de Woodbridge, em Detroit, e seguia uma vida simples, com ocasionais visitas a bares onde dava concertos para pequenas populações locais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+