13 set, 2023 - 08:47 • Redação com Lusa
Taylor Swift foi a grande vencedora dos Video Music Awards, da MTV, na madrugada desta quarta-feira.
A cantora norte-americana levou para casa nove dos 11 prémios para os quais estava nomeada: artista do ano, vídeo do ano, música do ano, melhor música pop, realização, álbum do ano, melhor espetáculo de verão, melhor cinematografia e efeitos visuais.
No entanto, a MTV semeou a confusão quando, ao fim de quatro horas, terminou a gala no Prudential Center, em Nova Jérsia, nos EUA, sem anunciar os vencedores em várias categorias, que depois atualizou na rede social X (antigo Twitter) e no próprio site, sem responder às perguntas dos meios de comunicação social.
A gala acabou por ser especial para as mulheres, que dominaram em absoluto todas as nomeações para artista do ano, e sobretudo para as latinas, que tomaram conta do palco e foram distinguidas ao longo da noite, casos de Shakira, Karol G e a brasileira Anitta.
A colombiana Shakira levou para casa o Video Vanguard Award, em homenagem à sua carreira, que dedicou ao "povo latino-americano", e depois arrecadou outro com a compatriota Karol G pela colaboração "TGQ", em que recordaram Barranquilla e Medellín, as suas cidades.
O hip hop foi outra das estrelas da noite, ao assinalar-se o 50.º aniversário do estilo musical, com um concerto de encerramento que contou com pioneiros como Grandmaster Flash, LL Cool J, Lil Wayne e Nicki Minaj, que levou para casa o prémio de melhor vídeo musical de hip hop com "Super Freaky Girl".
Antes, P. Diddy, que recebeu o prémio Ícone Global, recordou em palco as suas canções mais populares, como "I'll be missing you" e "Last night", acompanhado por Keyshia Cole; e houve ainda outros nomes notáveis, como o jovem rapper Ice Spice, distinguido com o prémio de melhor novo artista.
A MTV entregou vários prémios por género musical e este ano estreou a distinção "Afrobeats", atribuído ao cantor nigeriano Rema pela música "Calm Down", com a mexicana-norte-americana Selena Gomez.