Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Terra está a menor distância do Sol e em velocidade máxima

02 jan, 2024 - 15:57 • Lusa

Amanhã será o dia do ano em que a Terra estará mais próxima do Sol.

A+ / A-

Quarta-feira é o dia de 2024 em que a Terra estará mais próxima do Sol, o designado periélio, que coincide com a maior velocidade orbital do planeta, atingindo os 30,3 quilómetros por segundo, indica o site norte-americano EarthSky.

Nesta data, a Terra estará cerca de 3% mais próxima do Sol, pouco mais de 147 milhões de quilómetros, ou seja, a uns cinco milhões de quilómetros a menos do que no afélio, quando a distância é maior, no início de julho. A distância média é de cerca de 150 milhões de quilómetros.

A Terra descreve uma órbita elíptica de 930 quilómetros e a velocidade orbital é menor a maior distância do Sol e maior quando a distância é mais pequena.

Assim, a velocidade atual é de à volta de um quilómetro por segundo mais rápida do que quando o planeta se encontra mais distante da estrela central do sistema solar, adianta o EarthSky.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    03 jan, 2024 aldeia 18:26
    Ainda, não houve "alguém" que viesse dizer que isto é por causa das alterações climáticas, da poluição dos automóveis, etc etc.......

Destaques V+