Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Três escritores de língua portuguesa nomeados para Prémio Literário de Dublin

16 jan, 2024 - 15:31 • Lusa

Os brasileiros Itamar Vieira Júnior e Stênio Gardel foram nomeados pela Biblioteca Municipal do Porto e pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Sales. Mia Couto foi indicado pela Biblioteca Nacional de Moçambique.

A+ / A-

Os escritores brasileiros Itamar Vieira Júnior e Stênio Gardel e o moçambicano Mia Couto estão entre os autores de 70 livros nomeados para o Prémio Literário de Dublin, anunciados esta terça-feira.

Itamar Vieira Júnior é nomeado com a tradução de Johnny Lorenz para "Torto Arado", romance de estreia do autor de Salvador da Bahia, que com ele venceu o Prémio Leya, em 2018, o Prémio Oceanos, em 2020, e o Prémio Jabuti, em 2022, na categoria de Livro Brasileiro Publicado no Exterior. A obra foi indicada pela Biblioteca Municipal do Porto.

Stênio Gardel é nomeado com a tradução de Bruna Dantas Lobato para "A Palavra que Resta", finalista do Jabuti e vencedor inédito de um National Book Award, nos Estados Unidos, na categoria de tradução. A nomeação ao prémio de Dublin foi feita pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Sales, de Brasília.

Já o moçambicano Mia Couto entra na lista do Prémio Literário de Dublin com a tradução de David Brookshaw para inglês de "O Bebedor de Horizontes", terceiro livro da trilogia "As Areias do Imperador", cuja edição francesa lhe valeu o prémio Jan Michalski. A obra de Mia Couto foi indicada pela Biblioteca Nacional de Moçambique.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+