22 mar, 2024 - 09:45 • João Malheiro
"O Rapaz e a Garça", Óscar de Melhor Filme de Animação, já saiu dos cinemas portugueses, mas quem ainda não o viu vai ter nova oportunidade, a partir de casa.
A Netflix anunciou um acordo para trazer o mais recente trabalho de Hayao Miyazaki para a sua plataforma, incluindo para Portugal.
A narrativa fala-nos de Mahito Maki, que perdeu a mãe num incêndio. O pai decide casar-se com a irmã mais nova da falecida mulher. Quando, em 1943, Tóquio é bombardeada pelo exército dos EUA, a família muda-se para a pequena cidade da família dela, onde Mahito, agora com 15 anos, sente alguma dificuldade em adaptar-se.
Ali encontra uma garça falante que o leva a conhecer uma torre abandonada que foi construída pelo seu tio-avô, um famoso arquiteto há muito desaparecido. A garça, que age como um guia, insiste que a mãe dele está viva e que, para ser salva, ele terá de se encher de coragem e entrar na torre.
O filme de Miyazaki foi aclamado pela crítica e fãs e garantiu o segundo Óscar de Melhor Filme de Animação ao histórico realizador nipónico e ao Estúdio Ghibli.
Ainda não se sabe a data exata de estreia de "O Rapaz e a Garça" no streaming, apenas que será este ano.