11 abr, 2024 - 15:44 • Daniela Espírito Santo
Morreu O.J. Simpson, ator e ex-jogador de futebol americano.
Tinha 76 anos e lutava contra um cancro.
A informação foi confirmada pela família esta quinta-feira. O.J. terá morrido ontem na sequência de um cancro na próstata.
O.J. Simpson estaria a lutar contra um cancro da próstata desde fevereiro. Segundo avançaram vários meios de comunicação social norte-americanos na altura, o ex-jogador estaria a fazer quimioterapia em Las Vegas.
Na altura, gravou um vídeo para as redes sociais em que garantia não estar internado num hospício e estar bem de saúde. "Não confiem em tudo o que lêem por aí", dizia, a rir-se.
Recorde-se que O.J. Simpson viveu uma vida de polémicas, tendo sido acusado e detido por diversos crimes, caído em desgraça. O mais mediático talvez seja o primeiro: foi acusado, em 1994, do homicídio da sua ex-mulher, Nicole Brown, e de Ronald Goldman, cujo julgamento em tribunal foi televisionado.
Ao ser abordado pela polícia em casa, tentou fugir, originando uma das perseguições de automóvel mais famosas da História: durante duas horas, o mundo assistiu ao Ford Bronco a fugir à polícia na auto estrada, em Hollywood. Mais tarde, seria absolvido após um longo e polémico julgamento - que envolveu uma luva e até um Kardashian - que se tornaria numa série de televisão.
No entanto, dois anos depois, num processo tribunal distinto, foi considerado responsável pelas mortes de Nicole e Ronald, e obrigado a pagar uma fiança de 33.5 milhões de dólares às famílias das duas vítimas.
Em 2017 saiu em liberdade condicional do último crime de que tinha sido acusado. Estava detido por assalto à mão armada e sequestro: foi sentenciado em 2008 a 33 anos de prisão efetiva na sequência de incidentes num quarto de hotel em Las Vegas, de onde tirou itens de memorabilia que Simpson alegou "terem sido roubados dele".
Conhecido como "Juice" devido à velocidade que atingia a correr em campo, e por causa das iniciais do seu nome (O.J. - "orange juice", sumo de laranja, em português), O.J. Simpson atingiu notoriedade como ícone do futebol americano.
Foi a primeira escolha do draft no futebol americano em 1969, integrando os Buffalo Bills nesse ano. Em 1973, Simpson estabeleceu o recorde de jardas ganhas em corridas (2.003) numa única temporada. Dois anos depois, conquistou outro recorde - fez o maior número de touchdowns numa única temporada (23). Estes dois recordes mantiveram-se, respetivamente, até 1984 e 1983.