10 mai, 2024 - 18:06 • Diogo Camilo , João Pedro Quesado
O candidato dos Países Baixos na Eurovisão faltou esta sexta-feira ao ensaio para a final de sábado, devido a um “incidente”, confirmou a organização. O caso já envolve a polícia sueca e o participante também não participou no segundo ensaio geral do dia, que o júri usa para a votação.
“Estamos a investigar um incidente que nos foi reportado envolvendo o artista holandês. Não irá ensaiar até aviso em contrário”, indicou em comunicado a União Europeia de Radiodifusão (EBU).
Não se sabem ainda as razões para a decisão nem se Joost Klein, que interpreta uma das canções favoritas a vencer a edição deste ano, estará presente na final de sábado. Segundo a televisão sueca SVT, que é a anfitriã da Eurovisão de 2024, a polícia de Malmö esteve no local a investigar o "incidente".
A música “Europapa” é, segundo as casas de apostas, a 8.ª favorita a vencer a Eurovisão este ano.
Segundo o jornal holandês De Telegraaf, Joost Klein não compareceu ao ensaio durante a tarde, com os adereços da atuação neerlandesa a serem retirados do palco. Klien também não participou no segundo ensaio geral, usado pelo júri dos 37 países participantes para realizar a votação - que vale metade da pontuação da final de sábado.
Depois da segunda meia-final desta quinta-feira, o artista neerlandês envolveu-se numa troca de palavras com a concorrente israelita, Eden Golan, na conferência de imprensa após a emissão.
Questionada sobre se sentia se a sua presença na Eurovisão constituía um “risco de segurança” para outros participantes, a cantora foi interrompida pela organização, dizendo-lhe que não precisava de responder à pergunta, com Klien a perguntar: "Por que não?"
Antes, foi perguntado ao artista neerlandês se a sua canção poderia unir as pessoas através da música, respondendo: "Isso é uma boa pergunta para a organização."
A grande final da edição de 2024 da Eurovisão tem lugar no sábado, 11 de maio, e é transmitida em direto na RTP1, a partir das 20 horas.
[notícia atualizada às 1h23 de 11 de maio]