22 jun, 2024 - 13:28 • Redação
A "cidade do rock" volta a abrir portas este sábado para mais um fim de semana de música e a Renascença vai continuar a acompanhar todos os momentos em antena e nas redes sociais.
Neste terceiro dia de Parque Tejo as atenções estão naturalmente viradas para a banda que encerra o Palco Mundo, os Jonas Brothers, que se estreiam em Portugal.
Antes disso, Carolina Deslandes vai abrir as hostilidades, abrindo caminho para Ivete Sangalo e Macklemore no palco que tem a ponte Vasco da Gama como pano de fundo.
Às 17h00 a música pausa para dar espaço à seleção portuguesa, que entra em campo na Alemanha para defrontar a Turquia. Sim, durante o jogo não há música, mas os palcos do Rock in Rio estarão com os ecrãs todos ligados para que o público possa torcer pela equipa das Quinas (quem não gostar de futebol pode sempre aproveitar para passear pelo recinto e recolher alguns brindes, clássica atividade de Rock in Rio).
Como aconteceu no fim de semana passado, antes dos Jonas Brothers o público poderá ver o espetáculo de videomapping que celebra os 20 anos do festival em Portugal, relembrando alguns dos nomes mais sonantes que já tocaram no Palco Mundo, na Bela Vista.
Nos restantes palcos (são cinco, no total), outros nomes irão passar, como os James, Filipe Karlsson, ou os portugueses Fonzie e Ornatos Violeta. Manel Cruz já esteve presente no fim de semana passado com os Pluto, que atuaram no Palco Galp. Desta feita, a banda portuense vai celebrar os 25 anos do álbum "O Monstro Precisa de Amigos" e leva a palco Ana de Deus, Gisela João, Samuel Úria e o quarteto de cordas solistas da Casa da Música.
Nos outros palcos dedicados à música hoje atuam, entre outros, os James, Filipe Karlsson, os Fonzie e Os Ornatos Violeta, que vão apresentar um espetáculo de celebração dos 25 anos do álbum "O monstro precisa de amigos", que contará com a participação de Ana Deus, Gisela João, Samuel Úria e o quarteto de cordas Solistas da Casa da Música.
As portas já abriram e há muito para fazer na cidade do rock. Entre os clássicos, como a Roda Gigante, o "Slide" ou a Rock Street", também há novidades como a Cupido House, onde há sósias do Elvis Presley e da Amy Winehouse a para celebrar casamentos simbólicos. Esta Cupido House faz parte de uma das novas atrações, a "Rota 85", que também serve para celebrar os 40 anos de Rock in Rio Brasil, celebrados no próximo ano.
Já a pala criada para acolher o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude em agosto do ano passado transforma-se agora no "All Experience", uma exposição interativa a não perder.
Para chegar ao novo recinto do festival, a organização aconselha o uso de transportes públicos, especialmente tendo em conta mais uma expectável enchente de festivaleiros.
Depois de nos primeiros dias da 10.ª edição ter havido queixas do público em relação ao novo recinto, a organização anunciou que esteve "na última semana a preparar operações para melhorar os principais temas apontados pelo público". Até agora, recorde-se, o Rock in Rio acontecia de dois em dois anos no parque da Bela Vista.
Para que o público seja "avisado sobre informações como filas, espaços de alimentação com menos fila, WC disponíveis com menos afluência, avisos de concertos quase a começar, entre outros", foi criado um canal de WhatsApp Oficial do Rock in Rio Lisboa. Em paralelo, a organização volta a apelar aos festivaleiros para que recorram aos transportes públicos: há "shuttle" entre a estação do Oriente e a cidade do rock, por exemplo, bem como uma estação de comboios (Sacavém) a sete minutos a pé do recinto.
Também foram anunciadas alterações de trânsito, com "fortes restrições à circulação de entrada na zona Norte da freguesia do Parque das Nações, designadamente nas artérias adjacentes ao Parque Tejo, com o objetivo de minorar os constrangimentos de circulação verificados no primeiro fim de semana".
[Notícia atualizada às 15h07 de 22 de junho de 2024]