Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Feira do Livro do Porto abre portas esta sexta-feira

23 ago, 2024 - 08:06 • Ana Fernandes Silva , com Lusa

A feira abre de segunda a sexta-feira às 12h00 e ao fim de semana às 11h00. Entre domingo e quinta-feira, a feira está aberta até às 21h00, enquanto às sextas-feiras e sábados encerra às 22h00.

A+ / A-
Feira do Livro do Porto, Reportagem de Ana Fernandes
Ouça aqui aqui reportagem de Ana Fernandes Silva. Foto: Guilherme Costa Oliveira / Câmara do Porto

A paixão pela palavra sente-se assim que entramos na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto.

É difícil ficarmos indiferentes com a imensidão literária que nos invade a vista.

São mais de uma centena de livreiros, alfarrabistas e editoras que vão estar durante 17 dias com uma das paisagens mais bonitas da cidade do Porto.

Mas nem só de literatura se faz a Feira do Livro. Não faltarão eventos para toda a família, desde sessões de poesia e humor, projeções de filmes, concertos e atividades para os mais novos.

Esta sexta-feira decorre um dos momentos altos do evento: a inauguração da exposição “Post Scriptum Sobre a Alegria”, de Eugénio de Andrade, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O autor é o homenageado nesta 11ª edição da Feira do Livro do Porto.

Patente até 22 de setembro, a mostra, com curadoria de Rita Roque e Jorge Sobrado, apresenta um primeiro olhar sobre a coleção de arte de Eugénio de Andrade composta por mais de 100 obras, livros de artista e edições limitadas.

Na música, é a fadista Gisela João quem inaugura o ciclo de concertos “ com uma atuação esta sexta-feira às 19h na Concha Acústica.

No sábado às 15h00 terá lugar a cerimónia de atribuição da Tília de Homenagem ao poeta galardoado com o prémio Camões em 2001, começa no sábado.

A homenagem ao autor prossegue às 16h00 com a conversa "Arco e Flecha: Temas de Eugénio Hoje" que decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e será moderada pela investigadora Joana Meirim.

Mais tarde, às 21h00, o auditório recebe a exibição do documentário "Eugénio de Andrade, Coração Habitado", que revisita a última entrevista audiovisual ao poeta.

Na apresentação da Feira do Livro, em julho, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, considerou o evento "uma oportunidade única para conhecer e aprofundar a obra" de Eugénio de Andrade e para descobrir "outras facetas" do poeta.

Durante 17 dias, a Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai ser casa de 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, que se irão distribuir por 130 "stands".

Os jardins vão ainda ser palco de 16 conversas, 15 sessões de poesia e humor, quatro sessões de cinema, 21 concertos, sete apresentações de livros e mais de 50 atividades para crianças e famílias.

À semelhança da anterior edição, a Feira do Livro deste ano resulta de um investimento de cerca de 650 mil euros.

Em 2023, a Feira do Livro do Porto celebrou o escritor e jornalista Manuel António Pina e recebeu cerca de 190 mil visitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+