19 out, 2024 - 17:46 • Beatriz Pereira com Reuters
O cantor Liam Payne, que morreu na última quarta-feira na sequência de uma queda do terceiro andar de um hotel na Argentina, terá consumido uma "droga potente", conhecida por causar ataques psicóticos e alucinações.
Segundo a polícia argentina, ao jornal TMZ, o ex-membro dos One Direction estava sob a influência de uma substância chamada "Cristal", antes de morrer. A droga causa extremos de humor e momentos de agressividade.
O quarto de hotel onde o jovem estava instalado foi encontrado em "desordem total", com objetos partidos e drogas espalhadas.
Ainda antes do acidente, um funcionário do hotel ligou para os serviços de emergência, pedindo ajuda para um hóspede que estava a destruir o quarto, com suspeitas que estaria sob influência de drogas ou álcool.
As autoridades estão a levar a cabo uma investigação e uma das teorias apontam para que o cantor tenha pulado, resultado das alucinações provocadas pela substância ilícita. No entanto, segundo a polícia argentina, ainda é prematuro tirar conclusões.
O Ministério Público da Argentina também revelou, na quinta-feira, que tudo indicava "que o músico estava sozinho quando ocorreu a queda”.
No entanto, o jornal argentino "La Nación", que avançou com a notícia do seu falecimento, revela que a polícia está a investigar duas mulheres, de 25 anos, que admitiram ter estado com o cantor a beber álcool, horas antes de Liam ter morrido. O músico morreu instantaneamente devido a múltiplos ferimentos, que levaram a hemorragias internas e externas.
Na autópsia foram encontradas 25 lesões compatíveis com as causadas pela queda.
Do lado de fora do hotel onde Liam Payne estava hospedado, muitos fãs têm-se reunido em vigílias, deixando flores, bilhetes e velas.
"O Liam marcou a minha vida", disse uma fã argentina à Reuters. "É muito importante que paremos um minuto para pensar no que está por trás da fama".
Na cidade inglesa de Wolverhampton, onde o cantor cresceu, fãs dizem que a morte atingiu a comunidade. "Ele é um pai, um filho, um irmão. Ele significa muito para as pessoas e especialmente para a nossa comunidade também. E é muito triste ouvir sobre isso", disse um dos locais.
Em Portugal, os fãs vão homenagear Liam Payne em três locais no país.
Segundo as páginas das redes sociais de apoio aos One Direction, a primeira homenagem vai acontecer junto ao Estádio do Dragão, no Porto, no domingo, dia 20 de outubro.
Também Lisboa e Évora vão ser palco para vigílias, no dia dia 27 de outubro. Em Évora vai acontecer na Praça do Giraldo, às 10h30 e em Lisboa, junto Meo Arena, às 18h00.