Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Língua Mirandesa

"La Fala Screbida" é o primeiro e-book em mirandês

16 dez, 2024 - 20:06 • Lara Castro

"La Fala Screbida - cuontas an mirandés" reúne as histórias contadas no podcast "Terreiro de la Lhéngua 25”, da Associaçon de la Lhéngua Mirandesa.

A+ / A-

"La Fala Screbida - cuontas an mirandés" é um conjunto de vários episódios do podcast “Terreiro de la Lhéngua 25”, da Associaçon de la Lhéngua Mirandesa (ALCM), em colaboração com a Casa Comum da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A obra reúne as histórias contadas nos episódios, transcritas e acompanhadas de ilustrações originais de Ana Rita Afonso, uma ilustradora e designer gráfica mirandesa.

O primeiro e-book em mirandês surgiu da necessidade de criar mais recursos para promover a Língua Mirandesa e tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Em comunicado, enviado à Renascença, a ALCM explica que pretende “expandir o alcance dos conteúdos e oferecer aos ouvintes uma forma alternativa de consumi-los”.

Tanto a iniciativa do podcast como o e-book são mecanismos da associação para que “o Mirandês possa chegar a pessoas com limitações auditivas e visuais”.

"La Fala Screbida - cuontas an mirandés" tem a colaboração de escritores como Amadeu Ferreira, Adelaide Monteiro, Alcides Meirinhos, Alfredo Cameirão, Carlos Ferreira e Suzana Ruano.

A apresentação do primeiro livro eletrónico em Língua Mirandesa vai realizar-se esta quarta-feira, às 14h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+