Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Morreu Marisa Paredes, atriz icónica de filmes de Almodóvar, aos 78 anos

17 dez, 2024 - 08:40 • João Malheiro

Apesar de duas vezes nomeada para o prémio Goya, só recebeu a estatueta em 2018, a título honorário.

A+ / A-

Morreu a atriz espanhola Marisa Paredes, aos 78 anos. Com papéis de referência em vários trabalhos do cineasta Pedro Almodóvar, a artista participou em mais de 75 filmes.

A notícia foi dada pela Academia de Cinema de Espanha que lamenta a morte de "uma das suas atrizes mais icónicas".

Era conhecida como "una chica Almodóvar", por ser figura de referência no trabalho inicial do realizador, participando em "Tacones lejanos" e depois aclamada em "La flor de mi secreto" e "Todo sobre mi madre", na década de 90, e regressando em 2011 no filme "La piel que habito".

Apesar de duas vezes nomeada para o prémio Goya - os Óscares de Espanha -, só recebeu a estatueta em 2018, a título honorário.

Foi ainda condecorada com o Prémio de Cinema Nacional espanhol pelo Ministério da Cultura e presidiu à Academia de Cinema de Espanha entre 2000 e 2003.

O seu último filme, entitulado "Emergency Exit", foi gravado este ano e será lançado em 2025.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+