Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Teatro Nacional São João repete concurso após desistência de Tiago Guedes

30 dez, 2024 - 15:14 • Maria João Costa

O realizador e encenador, escolhido por unanimidade para a direção artística do Teatro Nacional São João, “retirou a candidatura”. Tiago Guedes invoca compromissos profissionais “inadiáveis e incompatíveis com o exercício das funções”. O São João vai ter de abrir novo concurso.

A+ / A-

O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai ter de abrir um novo concurso para a direção artística. Em comunicado, a sala de espetáculos do Porto confirma que o candidato vencedor, o realizador e encenador Tiago Guedes, “retirou a candidatura”.

O júri “deliberou, por unanimidade, a designação do realizador e encenador Tiago Guedes como diretor artístico do TNSJ para o quadriénio de 2025-2028”, indica o São João, explicando que o candidato invocou “compromissos profissionais em 2025, que se revelaram inadiáveis e incompatíveis com o exercício das funções para que seria designado”.

Tiago Guedes retirou assim a sua candidatura e o TNSJ João vê-se obrigado a lançar novo concurso internacional para seleção da direção artística. O concurso será lançado “no primeiro semestre de 2025”, lê-se no comunicado.

“Considerando que, nos termos do regulamento do concurso, não há lugar à seriação e ordenação das candidaturas não selecionadas na fase de decisão e nomeação, o Ministério da Cultura determinou, sob proposta do conselho de administração do TNSJ, a realização de um novo concurso”.

Até 30 de abril, o conselho de administração do São João irá apresentar ao ministério da Cultura “os elementos necessários para a abertura de um novo concurso”. O último teve como júri Pedro Sobrado - presidente do conselho de administração do TNSJ, Cláudia Leite - vogal do conselho de administração do TNSJ, Alexandra Moreira da Silva - professora universitária e investigadora teatral, a escritora Luísa Costa Gomes e o gestor cultural Salvador Santos.

“Até à conclusão do novo concurso, o Ministério da Cultura determinou que a execução da programação artística é assegurada internamente pelas equipas do TNSJ”. Quem cessa funções no final do ano é o encenador Nuno Cardoso, até aqui diretor artístico. Cardoso manterá apenas a coordenação dos espetáculos da sua autoria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+