Siga-nos no Whatsapp
euranetplus-inside.eu
  • Costa com nota positiva, Montenegro e o ouvinte da Renascença como personalidades do ano

    Visto de Fora

    Costa com nota positiva, Montenegro e o ouvinte da Renascença como personalidades do ano

    Qual o rumo que vai seguir o conflito na Ucrânia? Costa saiu-se bem na estreia a liderar o Conselho Europeu? Há um antes e depois do caso Pelicot? Perguntas que servem de base à última análise do ano com Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici que escolheram, respetivamente, o ouvinte da Renascença e Luis Montenegro como personalidades de 2024. Tempo ainda para comparar as tradições da noite de Natal de França, Espanha e Portugal.
  • Bayrou primeiro-ministro em França?

    Visto de fora

    Bayrou primeiro-ministro em França? 'Napoleão' Macron "não assume situação real"

    Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici acusam Macron de convidar os amigos para resolver a crise no Governo. Neste Visto de Fora, analisamos ainda o acelerador polaco para iniciar negociações de paz para a Ucrânia e o futuro da Síria. No plano nacional, destaque para as conclusoes preocupantes da OCDE sobre a literacia dos adultos portugueses.
  • Macron "apostou as fichas todas"

    Visto de Fora

    Macron "apostou as fichas todas"

    Terá Macron capacidade de sobreviver após a queda do governo francês? Para Olivier Bonamici o presidente francês fez “bluff” apostando as “fichas todas” ao nomear Michel Barnier como primeiro.-ministro, mas “não é certo que sobreviva ao jogo” porque a polarização da política francesa parece “insanável”, conclui. Por seu turno, Begoña Iñiguez , prefere sublinhar a união dos extremos para derrubar um governo moderado. Um cenário que os restantes países europeus têm que precaver. Neste programa, ainda, um olhar sobre a nova catedral de Notre Dame e a forma como os diferentes Estados preservam o seu património. No plano nacional, destaque para o protesto dos bombeiros que “não surpreendeu” e os hábitos dos portugueses na compra de presentes de Natal. Os portugueses gastam demasiado?
  • Abrimos o livro de Merkel e analisamos a “Champions” para Belém

    Visto de Fora

    Abrimos o livro de Merkel e analisamos a “Champions” para Belém

    A emissão desta semana começa pela análise aos desafios da Europa com Ursula von der Leyen cada vez mais protagonista, mas onde António Costa terá uma palavra a dizer.
  • Ucrânia, Sócrates, 25 de novembro e uma "guerra" de queijos

    Ucrânia, Sócrates, 25 de novembro e uma "guerra" de queijos

    A autorização para a utilização de mísseis de longo alcance abre uma nova e imprevisível fase da guerra na Ucrânia. O que se segue? A Europa está preparada para gastar mais em defesa?
  • "Não há uma liderança forte na Europa para travar as interferências de Trump"

    Visto de Fora

    "Não há uma liderança forte na Europa para travar as interferências de Trump"

    Elon Musk, eleições na Alemanha e a crise do INEM. Alguns dos assuntos em debate esta semana.
  • O Trump, a Dana e o Amorim

    Visto de Fora

    O Trump, a Dana e o Amorim

    O regresso de Donald Trump à Casa Branca e as consequências para a Europa abrem o debate semanal entre Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez que lançam ainda um olhar sobre a tragédia de Valência. Os mais de duzentos mortos podem ser atribuídos apenas às alterações climáticas ou há um elevado grau de responsabilidade política? Que lições a retirar desta tragédia? Questões colocadas num debate que analisa ainda a “febre” Ruben Amorim.
  • Rússia reforça-se em Pyongyang. Inaugurada nova fase da guerra na Ucrânia?

    Visto de Fora

    Rússia reforça-se em Pyongyang. Inaugurada nova fase da guerra na Ucrânia?

    Neste episódio desta semana, Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici antecipam o futuro mais próximo do conflito ucraniano - depois da chegada de tropas norte-coreanas à zona de guerra -, a manobra diplomática de Guterres na Cimeira dos BRICS, em Kazan, e os tumultos na região de Lisboa, que marcaram a semana em Portugal.
  • "É um choque!". Bruxelas defende a criação de campos para migrantes

    Visto de Fora

    "É um choque!". Bruxelas defende a criação de campos para migrantes

    Ursula Von der Leyen apoia a criação de campos de retorno para migrantes. Na prática, a chefe do executivo comunitário concorda com o apoio financeiro a países do exterior da União para travar a imigração ilegal. Será a melhor forma de gerir este dossier? Begoña Iñiguez confessa-se “chocada” ao ver as condições indignas nesses campos já ativados na Albânia. Mesmo confessando surpresa com a posição de Von de Leyen, Olivier Bonamici sublinha que estas políticas resultam do voto dos eleitores europeus. “É a democracia a funcionar”, conclui. O “inexequível” plano para a vitória de Zelensky e, na atualidade nacional, a viabilização do orçamento via abstenção do PS são outros assentos em destaque num programa que começa por olhar para a acusação do Ministério Público ao Benfica no caso dos e-mails.
  • Choque frontal em Bruxelas e uma novela à portuguesa

    Visto de Fora

    Choque frontal em Bruxelas e uma novela à portuguesa

    A dura troca de palavras entre Ursula Von der Leyen e Viktor Orban mostra perigos de divisão na Europa ou é apenas a democracia a funcionar? Zelensky está em desepero? O que mudou na Europa um ano depois do massacre de 7 de outubro em Israel? Perguntas para análise Begoña Iñiguez e Olivier Bonamicio que olham ainda para a “complexa política nacional” e para um orçamento que “podia ser apresentado pelo PS” e que se transformou, visto de fora, numa mediática, questionável e incompreensível novela. Tempo ainda para falar do legado de Rafa Nadal que anuciou o fim da carreira